13 novembro, 2006

Instalar drivers placa gráfica ATI no Ubuntu 6.10

Para instalares o suporte 3D para as placas gráficas ATI, executa os seguintes passos:

  1. Selecciona Sistema - Administração - Gestor de Pacotes Synaptic
    Clica no botão procurar e escreve xorg-driver-fglrx como termo da pesquisa. Verifica se a tua placa gráfica está listada na caixa de descrição.
  2. Clica na caixa de selecção ao pé dos resultados da pesquisa e selecciona Marcar para Instalação. Depois clica em Aplicar
  3. Quando o Gestor de Pacotes Synaptic acabar de instalar o pacote, abrir o Terminal Gnome (Aplicações - Acessórios - Consola) e escreve sudo fglrxconfig. Este comando vai configurar o teu ficheiro de configuração X.conf para funcionar com as drivers da ATI. Tem em atenção que vais precisar de responder a algumas questões sobre o teu teclado e rato. Na maioria dos casos, as definições pré-definidas devem funcionar.
  4. Depois do programa de configuração ter terminado, reinicia o teu sistema.
  5. Quando o sistema já tiver em execução, podes configurar a placa gráfica abrindo a Consola e escrevendo fireflcontrolpanel.

Existem alguns relatórios sobre a eficiência das drivers da ATI, e algumas pessoas dizem que elas não trabalham bem. Se as drivers bloquearem o teu servidor X, ou não te deixarem executar o ambiente gráfico, tenta manualmente configurar o servidor X usando as novas drivers com o comando sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg. Quando questionado quais as drivers para utilizar, selecciona fglrx da lista. Completa a configuração do Xorg, e de seguida reinicia o teu sistema.

Se as drivers não funcionarem, então é tempo de desistires e voltar às definições originais: executa apenas sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e escolhe ATI Driver, se isto não funcionar, escolhe Vesa Driver.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quem ainda tiver problemas adicione isto no final do xorg.conf:

Section "Extensions"
Option "Composite" "0"
EndSection

Abraço e obrigado Matafome

Anónimo disse...

tudo de bom p voces. tinha o vista e inst o xp como faço agora para config a maquina a 100&? ex:plc graf rede som etc ajudem-me pf obg.