29 janeiro, 2007

Passwords

A password, devido ao carácter pessoal e intransmissível, serve para identificar o utilizador e garantir-lhe a autenticidade. E se alguém a roubar, poderá passar-se por você e enviar mensagens em seu nome, obter informações importantes no seu computador, etc.

Uma password pode ser denominada como uma chave que irá abrir-lhe as "portas" de acesso a tudo o que você deseja. Podemos denominar uma boa password aquela que seja fácil de se lembrar e escrever e que contenha pelo menos oito caracteres, que podem ser símbolos, números, letras, etc.

Como se deve elaborar uma password?

É comum algumas pessoas usarem o número da casa/da conta bancária ou do telefone, data de aniversário, o seu nome e outros números ou palavras relacionados ao seu dia-a-dia.

Esta prática é desaconselhável e expõe o utilizador a uma possível invasão, pois estes são os primeiros itens que os invasores usam na tentativa de quebrar uma segurança.

O que é uma boa password?

A elaboração de uma boa password pode ser encarada como algo ligado ao gosto, costume, rotina, entre outros, de cada um. Digamos que você gosta de provérbios e tenha facilidade para se lembrar deles. Então usando o seguinte provérbio como exemplo: "Em terra de cego quem tem um olho é rei". Você poderá separar a segunda letra de cada palavra e terá: meeuemlei, que poderá dispor em maiúsculas e minúsculas ou de outra forma qualquer que desejar.

Uma password deste tipo será fácil para você se lembrar, mas para a outra pessoa será difícil ou mesmo impossível.

Uma password só serve para todos os locais?

Se você é alguém que tem várias actividades em vários lugares e em cada um deles tem um computador, jamais deverá utilizar a mesma password para todos, pois se alguém a descobrir, você estará literalmente acabado, principalmente se trabalha no sector financeiro. Já pensou nos danos que o invasor poderá fazer se descobrir a sua password? Então, lugares diferentes, passwords diferentes.

Passwords, quando devem ser trocadas?

O ideal é que se troque as passwords com uma certa regularidade, que pode ser de três a quatro meses, pois os períodos muito longos podem facilitar a acção de invasores. Uma dica é verificar se o serviço que utiliza dispões de funcionalidade para alterar as passwords e usá-lo. Dê preferência a serviços que permitam tal acção.

As passwords necessitam de cuidados especiais?

Já pensou na possibilidade de alguém poder ver quando você utiliza a sua password, por mais que se tenha esforçado na sua elaboração? Pois é, os dados não são criptografados, enquanto navegam pela rede, são passíveis de fornecerem informações importantes, entre outros. Então verifique se o seu provedor de acesso oferece serviços encriptados sobretudo para aqueles envolvendo o fornecimento de passwords. Não diga a sua senha para qualquer um e fique atento quanto à possibilidade de estar a ser observado enquanto a digita.

1 comentário:

Nuno Martins disse...

Ganda Mata!!! Não liguem a este gajo, pois ele não percebe nada de Informática :P

Bom blog, vai passando também pelo meu, ainda anda em construção.

Cumprimentos,
Nuno Martins.