27 fevereiro, 2012

Hackers podem saber a vossa localização usando o vosso telemóvel

Com equipamento barato e limitado os hackers podem saber a localização do vosso telemóvel sem qualquer ideia inicial. Pelo menos esta é a conclusão de um estudo da Universidade do Minesota (PDF em http://www-users.cs.umn.edu/~foo/research/docs/fookune_ndss_gsm.pdf).

Através do simples facto que a rede celular tem a capacidade de localizar os telemóveis num certo raio de maneira de maneira a se permitir o melhor serviço possível ao utilizador. (A grande maioria de nós está consciente que a localização pode ser entregue às autoridades policiais).

Então quando recebemos uma chamada, a célula de broadcast envia um sinal para o telemóvel e aguarda a resposta do mesmo. Um hacker consegue interceptar o sinal antes que escutes o toque de chamada.

Os perigos desta situação são demasiado óbvios. Desde os ladrões que conseguem saber mais ou menos a distância a que estamos da nossa residência, até aos terroristas conseguirem controlar as deslocações de uma determinada figura. Atualmente os investigadores que investigam estes casos estão em contacto com a AT&T e a Nokia de forma a conseguirem proteger os consumidores.

Sem comentários: