03 julho, 2012

Protocolo SPX/IPX

O Sequenced Packet Exchange/Internet Packet Exchange é o protocolo utilizado pela rede Netware da Novell. Implementa as camadas 3 e 4 do modelo de referência OSI, e utiliza como protocolo de camada 2, exclusivamente o Ethernet. Durante muitos anos, Netware e Ethernet foram considerados sinónimos. Possuem várias semelhanças com o TCP/IP. Já foram os protocolos mais populares, mas, sendo o TCP/IP a base da Internet, acabaram por perder terreno.

IPX – O IPX seria o equivalente ao protocolo de redes. É uma implementação muito volumosa e cheia de recursos. Tem algumas características vantajosas como a detecção de endereços MAC e atribuição automática de endereço IPX, ao contrário de outros protocolos como o IP, que fazem com que o utilizador tenha de atribuir manualmente um endereço para cada interface ou configurar um serviço externo que automatize este processo.

SPX -  Da mesma forma que o IPX, o SPX tem correspondência com o protocolo OSI de transporte. Uma das características mais importantes dessa implementação é que o SPX tem de receber a confirmação dos pacotes enviados antes de poder enviar outro, o que cria prejuízos para o desempenho da rede.

Sem comentários: