21 janeiro, 2010

FFmpeg uma ferramenta multimédia essencial

FFmpeg é uma solução completa para gravação, conversão e streaming de áudio e vídeo. Inclui libavcodec, a biblioteca de codecs áudio/vídeo mais utilizada. FFmpeg é desenvolvido no Linux, mas pode ser compilada para a maioria dos sistemas operativos, incluíndo o Windows. No Ubuntu este pacote contêm o reprodutor multimédia ffplay, o servidor de streaming ffserver e o ffmepg codificador de áudio e vídeo. Ele suporta a maioria dos formatos de ficheiro existentes (AVI, MPEG, OGG, Matroska, ASF, …) e formatos de codificação (MPEG, DivX, MPEG4, AC3, DV, …).

Capacidades do ffmpeg

* ffmpeg é uma ferramenta de linha de comandos que converte um formato de vídeo para outro. Também suporta a captura e a codificação em tempo real de uma placa de TV.

* ffserver é um servidor de streaming HTTP (RTSP está em desenvolvimento) para transmissão em directo. Avanço em tempo de transmissão em directo também é suportado.

* ffplay é um reprodutor simples baseado no SDL e nas bibliotecas do FFmpeg.

* libavcodec é a biblioteca que contêm todos os codificadores e descodificadores de áudio e vídeo do FFmpeg. A grande maioria dos codecs foram desenvolvidos desde o início de forma a garantir a melhor performance e a melhor reutilização do código possível.

* libavformat é uma biblioteca que contém analisadores e geradores para todos os formatos de áudio/vídeo comuns.

Sem comentários: