20 janeiro, 2010

Localização da posição geográfica dos utilizadores

Foi descoberta uma nova falha de nível crítico que permite a localização geográfica dos utilizadores (aproximadamente através do router que estão a utilizar).
O router e o naveador de Internet não contêm os dados de geolocalização (dados de GPS). Esta localização também não é baseada no IP,

Este método descoberto funciona da seguinte maneira:
  1. Visitas um site malicioso
  2. Esse site possuí um XSS escondido que funciona contra o router (no exemplo testado por mim utilizo um router FiOS da Verizon)
  3. O XSS obtêm o MAC address do router através de AJAX.
  4. O MAC address é enviado para a pessoa com os objectivos maliciosos. No caso em que eu testei, foi contra a minha própria infraestrutura, de tal maneira que respeitei a legislação portuguesa relativamente a crimes informáticos.
  5. Na posse do MAC address envio-o para os serviços de Localização do Google. Isto é um serviço baseado em HTTP onde o endereço MAC address do router é mapeado para uma localização GPS aproximada utilizando outras fontes de dados. Não existem requisitos especiais, e um utilizador não precisa de ser questionado para executar a acção que permite isto. Eu determinei este protocolo utilizando o Aviso de Localização do Firefox
Estes passos foram testados num Westell UltraLine Series3

No caso de ser testado utilizando os Serviços de Localização do Google na Navegação, o Firefox vai-te questionar se desejas partilhar a tua localização, enquanto que utilizando o XSS nada disto acontece.
O que existe de grave é que no caso do XSS, permite que qualquer site tenha controlo completo sobre o teu router, no caso de teres a sessão iniciada no router ou utilizares os dados de fábrica para autenticação no router. Esta prova de conceito pode ser extendida para a realização de danos maiores, tais como mudar os dados de autenticação do router, mudar a palavra passe da rede wireless e até mesmo a instalação de novas firmwares no router. Tudo isto visitando uma simples página de Internet.

Recomendações:
Mudar os dados de autenticação do router de forma a nunca utilizares as definições de fábrica.

Sem comentários: