09 dezembro, 2009

Redes sociais para crianças

A Internet possui montes de redes sociais, mas normalmente o seu uso é para maiores de 13 anos. Estas redes excluem um público emergente as crianças.Existem motivos para se preocupar com os seus filhos estão prestes a entrar nestas redes direccionadas para os mais velhos. As informações que circulam por estes espaços não costumam ter algum tipo de filtro, para piorar isto tudo, a pedofilia é um problema cada vez mais evidente na Internet.

O que fazer então para estas crianças? Direccionado para este público tão específico foram criadas redes sociais com uma segurança melhorada.

Club Penguin

Uma rede social gratuita da Disney, Club Penguin é um mundo virtual criado em Flash onde os pinguins controlam. Divertida, esta rede social permite criar um avatar de um penguin que será utilizado para explorar tudo em volta.

Em cada cenário é possível ver representações visuais dos outros utilizadores ligados, como trocar mensagens e participar em jogos como dança e surf. Os jogos podem ser feitos individualmente ou em grupo, o que aumenta a interacção entre utilizadores.

As actividades rendem moedas, mas para utilizá-las é necessário ser assinante. As moedas permitirão comprar acessórios e itens.

Ao registar uma criança, um e-mail de autorização vai ser enviado para o responsável adulto para que a activação seja feita. Cabe também ao responsável estabelecer qual o tipo de mensagens que depois pode ser trocado pela criança.

A favor: ambiente rico e divertido, com muita coisa para explorar.
Contra: mesmo sendo muito visual, demora um bocado a descobrir as funções e os jogos.

Endereço: http://www.clubpenguin.com/pt/

 

Stardool

É um ambiente onde se pode vestir bonecas, a Stardoll tem uma temática direccionada para as meninas.

O seu público alvo situa-se entre a faixa dos 7 aos 17 anos, só que para menores de 13 anos o serviço utiliza um ambiente seguro, onde a criança não pode divulgar informações particulares ou não pode enviar mensagens ou comunicar nos foruns.

Todas as palavras passam por um filtro que bloqueia as palavras impróprias. Uma comunidade de moderadores, automáticos e humanos, examina cada recanto do serviço procurando infracções e os próprios membros são incentivados a denunciar abusos.

Ao se registar a criança precisa de inserir o e-mail de um responsável, que autorizará ou não a sua participação. Embora possua recursos interessantes de comunicação e interacção com outros jogadores, este só pode ser utilizado se os pais desactivarem a protecção para menores de 13 anos.

Do meu ponto de vista, é necessário uma mudança na educação das crianças. A segurança dos mais novos está assente nos pilares da educação, conversa e participação. É cada vez mais difícil controlar tudo o que as crianças fazem na Internet, o que devemos fazer é indicar-lhes os sitios que podem aceder, alertá-las para os perigos e ensiná-las a se protegerem.

Recomendo quando escolherem uma rede social para os vossos filhos, que tenha uma empresa a dar suporte, e que essa mesma rede possua filtro de conteúdos.

Endereço: http://www.stardoll.com/pt/

Sem comentários: