19 dezembro, 2009

WiMAX: Procurando a liberdade

O funcionamento do WiMAX para poder ser concretizado devem-se implantar estações de cobertura em locais específicos, para que uma determinada região tenha acesso ao serviço. As antenas devem estar direccionadas para as zonas onde se encontram os subscritores do serviço de modo a que o sinal emitido pelas estações chegue até ao utilizador final. Mas, tal como nas redes de telemóveis, não é necessário ter o campo de sinal directo (sem obstrução) entre a antena do receptor (utilizador) e o transmissor (equipamento) para as faixas com uma largura de banda inferior a 10GHz.

Como a estrutura das redes de telemóveis já está num patamar tecnologicamente evoluído, a tendência é que as novas empresas comecem a aplicar o WiMAX e aproveitem os espaços vagos nas torres de antenas de telemóveis e outros locais para instalar os seus equipamentos, evitando assim o aparecimento de novas torres, as quais são extremamente difíceis de viabilizar, devido às leis cada vez mais duras da colocação das antenas de transmissão nas localidades e à escassez de terrenos ou locais disponíveis.

O desenvolvimento da tecnologia, com as técnicas de modulação e eficiência dos rádios transmissores e receptores permite uma evolução da mobilidade do utilizador. Por isso, várias revisões da norma IEEE 802.16 têm sido efectuadas, onde a cada nova versão mais mobilidade é adicionada. A tabela seguinte mostra a sua evolução.

Acesso Dispositivos Velocidade Handoff
Fixo Modem indoor e outdoor Parado Não
Nómada Modem indoor e cartões PCMCIA Parado Não
Portátil cartões PCMCIA e chips em laptops Andando Hard handoff
Móvel (baixa velocidade) Cartões PCMCIA e chips em laptops veículo a baixa velocidade (menos que 40 Km/h) Hard handoff
Móvel (alta velocidade) Cartões PCMCIA, PDA, Smartphone Veículo a alta velocidade (acima de 40 Km/h) Soft handoff

 

Handoff é um termo técnico adoptado para indicar toda a troca de canal e estação, sem que o utilizador perceba, dando assim continuidade à comunicação.

Segundo a visão da Intel (uma das maiores fabricantes de chips para computadores do mundo, parceira dos fabricantes de equipamentos e que desenvolve chips para a tecnologia WiMAX), todos os equipamentos que têm a função de computação (portáteis, palms, PDA, etc.) tendem a ter integração com sistemas de comunicação de banda larga. E todos os equipamentos que têm função de comunicação (telemóveis, smartphones, rádios, etc.) tendem a ter aumento na sua capacidade de computação. Portanto, será impossível desvincular a computação da comunicação.

em desenvolvimento

Sem comentários: