18 fevereiro, 2010

Cuidados que se devem ter nos clientes de redes sem fios

Quando se deseja ligar a uma rede sem fios como cliente, deve verificar vários pontos, seja a utilizar computadores portáteis, PDAs, estações de trabalho e afins. Dentro destes cuidados pode-se citar:

  • Considerar que ao se ligar a uma WLAN, você se está a ligar a uma rede pública e, portanto, o seu computador vai estar exposto a ameaças.
    É muito importante que tenha uma firewall pessoal, um antivírus instalado e actualizado, as últimas actualizações do seu sistema operativo e desligar as partilhas de pastas e de impressoras.
  • Desactivar o modo ad-hoc. Utilize este modo apenas se for absolutamente necessário e desligue-o assim que já não necessitar dele.
  • Usar WPA2 sempre que possível, que permite encriptar o tráfego entre o cliente e o AP. Fale com o administrador da rede para verificar se o WPA2 está activo e se a chave é diferente daquelas que vêm pré-definidas de fábrica.
  • O protocolo WPA2 de momento não possui fragilidades, mas mesmo assim deve ser tomado como uma medida adicional para evitar o sniffing dos dados não autorizado.
  • Considerar o uso de criptografia em todos os programas, como por exemplo a utilização do PGP para o envio de e-mails, SSH para ligações remotas e ainda a utilização de VPNs.
  • Activar a rede wireless somente quando a for utilizar e desactiva-la quando acabar de a usar. Algumas estações de trabalho e portáteis permitem activar e desactivar a utilização de redes wireless através de comandos ou botões específicos. No caso dos portáteis com cartões PCMCIA, insira o cartão apenas quando for para utilizar a rede sem fio e retire-o ao terminar.

Sem comentários: