Sem dúvida o caso da Altibox é único no mundo dos provedores de acesso à Internet (ISP). É constituída por um consórcio de 40 operadores locais da Noruega e Dinamarca que utilizam redes de fibra óptica residenciais, mas que utilizam um pequeno truque para reduzir os custos: o cliente tem de se responsabilizar pela instalação de um kit de fibra entre a rua e a sua casa.
As ligações da Altibox são sempre simétricas, tendo a mesma velocidade de upload como de download. Além dos 50 megas que ofereciam antes, agora oferecem 400Mbps simétricos para utilizadores domésticos.
Actualmente oferecem ligações de 10, 30 e 50 Mbps, sempre simétricos. A marca anuncia as novas velocidades para utilizadores que precisam de uma maior largura de banda: 100/100 Mbit’s, 200/200 Mbit’s e 400/400 Mbit’s. Os preços das novas modalidades ainda não são conhecidos.
A Altibox justifica a comercialização das novas velocidades devido à crescente necessidade dos conteúdos multimédia de alta definição.
80% dos 180 mil clientes da operadora já instalaram o seu próprio cabo de fibra óptica entre a sua casa e a rede. Quando um utilizador faz o contrato do serviço, recebe um router FFTH um kit de instalação com um rolo de fibra e as instruções para a instalação.
400 megas, sabem o que é isso? 400 megas… 66,67 vezes mais velocidade do que a que tenho contratada. Alguém consegue imaginar como seria no nosso país? Com esta velocidade deixaria de ser necessário contratar os serviços de alojamento a empresas que têm os servidores alojados em datacenters e começaríamos a criar os nossos próprios servidores em casa a um custo muito mais reduzido.
Sem comentários:
Enviar um comentário