22 julho, 2006

Gravar a cache APT para CD/DVD-ROM

Hoje vou colocar aqui uma dica muito útil para os utilizadores do Ubuntu que têm amigos que não possuem banda larga em casa (ou não têm Internet) e eles necessitam das actualizações ou então de alguns programas que só existem nos repositórios. Então qual a melhor forma de resolver isso, trazer o pc a casa de amigos com banda larga e sacar o que é necessário? Talvez não se eles tiveres pc's de secretária, se for um portátil ainda é um caso a pensar mas mesmo assim, nah me parece então o que fazer?

Simples rápido e eficaz! Realizar o download dos pacotes dos repositórios e gravar em CD/DVD e ainda tem mais algumas vantagens tais como quando for necessário reinstalar o sistema não tens de sacar tudo de novo. Basta apenas introduzires o CD/DVD na drive e está feito. :D

Bem agora aqui vão os passos para realizar este processo (tudo feito pela linha de comandos):

$ mkdir -p ~/cache/binary
$ cp -fv /var/cache/apt/archives/*.deb ~/cache/binary/
$ cd ~/cache
$ dpkg-scanpackages binary/ /dev/null | gzip -9c > Packages.gz
$ mkisofs -r -A "apt-cache" -o ~/cache.iso ~/cache/

Agora é só gravar a imagem criada.

Para adicionar esta fonte ao computador de destino faça também na linha de comandos:

$ sudo apt-cdrom add
$ sudo apt-get update

Agora ao abrir o gestor de pacotes synaptics pode observar que já se encontram lá os pacotes adicionados. Se escolher o gestor de actualizações, pode observar que se houver alguma actualização disponível no CD/DVD ele vai avisar que existem actualizações disponíveis.

Sem comentários: