13 julho, 2006

Será que você entende o verdadeiro alcance da Internet, do software livre e do código fonte aberto?

Eu precisei de ler um pouco e pensar muito para perceber a dimensão do momento que estamos a viver.
Sem a Internet, o software livre e o código aberto, eu não teria criado este blog.
A Internet, o software livre (free software), open source (código fonte aberto) indicam um caminho diferente não só para a tecnologia mas também para a organização de toda a sociedade e para a difusão de conhecimento.
Primeiro efeito: descentralização do poder. Você já não precisa de ler os grandes jornais, as grandes revistas ou assistir ao Telejornal. Blogs, newsgroups, IRC, sites, listas de discussão e companhia existem por aí para oferecer a informação conforme deseja. Você é o filtro.
Segundo efeito: estimulação do senso crítico. Para filtrar a avalanche de dados que circulam na Internet, você tem necessariamente que escolher as suas fontes. Existem milhares de sites elogiando o Linux, mas não basta ler para acreditar que isso é verdade. É preciso entender, aprofundar-se e sim chegar a uma conclusão pessoal, mas 100% fundamentada.
Terceiro efeito: fim do modelo tradicional para as relações de trabalho e para o seu ordenado. Dia após dia fica cada vez mais facilitado e possível, para qualquer pessoa, trabalhar no horário que deseja, onde quer e nos termos que preferir. Ainda não é uma realidade, mas caminhamos a passos largos para isso. Já a tradicional forma de pagamento pelo trabalho baseada em horas de trabalho, quantidade de produção e ganância de quem emprega, também está a cair em desuso.
Os linuxers/hackers, que criaram um sistema operativo completo e eficiente, disponibilizando-o gratuitamente e ainda libertando o seu código fonte, são uma prova viva disso. Segundo estes guerreiros do terceiro milénio, conhecimento não é um produto de consumo e não pode ser distribuído seguindo lógicas de mercado. A filosofia dos linuxers/hackers e a possibilidade de novas relações de trabalho contribuem ainda para a linha que faz a divisão entre trabalho e descanso. Não há razão para separar uma coisa da outra, se você faz o que deseja nas condições que não o afectam.
Eu sei, o texto ficou muito longo. E não bateu nem na ponta do iceberg. Mas da próxima vez que ler qualquer coisa sobre Internet, direitos autorais, software livre ou mesmo sobre um relatório de CPI, já terá forma de digerir melhor a salada.
Então eu pergunto novamente: você está entendendo o verdadeiro alcance da Internet, do software livre e do código-fonte aberto?

Sem comentários: