16 julho, 2006

Toque e organize a sua colecção de músicas com o JuK

CD's estão fora de moda, longa vida à música digital! É verdade que uma colecção de músicas precisa de manutenção e o pacote kdemultimedia do KDE tem uma ferramenta que faz exactamente isso, o JuK audio player. É fácil compreender porque é que ele administra tão bem a sua lista de músicas. O seu autor, Scott Sheeler, originalmente projectou-o para administrar faixas e metadados, e chamou-o de Qtagger. A função de reproduzir músicas foi adicionada depois. O JuK suporta os formatos MP3, Ogg Vorbis e o Free Lossless Audio Codec (FLAC).







Crie a sua lista




Quando você inicia o programa, é apresentada somente uma lista vazia (Playlist) do lado esquerdo. Essa lista chamada de Collection list contém todas as músicas (tracks) conhecidas pelo JuK. Você pode adicionar as suas próprias playlists mais tarde. Se você não precisar deste recurso, pode ocultar esta área simplesmente arrastando o divisor o máximo possível para a esquerda com o rato.


Os comandos de reprodução, fundamentais, estão localizados na barra de ferramentas e podem ser posicionados na lateral ou no rodapé da janela, se desejado. A barra de estado na parte de baixo da janela apresenta informações sobre a playlist ou sobre a pista actual. Clicar no botão com a seta reproduz a faixa actualmente seleccionada na playlist. Se você clicar no indicador que mostra o tempo decorrido, o JuK passa a exibir o tempo restante para o final da música. Clique novamente para voltar ao modo normal de visualização.


A interface lembra bastante o iTunes, da Apple. Clique com o botão direito do rato sobre uma coluna para especificar quais os items que devem (ou não) ser mostrados na playlist.






Gerenciamento



Para adicionar pistas, você pode seleccioná-las individualmente clicando em File / Open ou informar ao JuK para adicionar todo o conteúdo de uma pasta (File / Open Folder), sempre que você abrir o programa. Cada vez que você iniciar o JuK, o programa mostrará uma lista completa com as músicas existentes nesse directório e nos subdirectórios, e também as últimas adições à sua colecção.


Se você possui uma extensa colecção de músicas, o JuK pode demorar alguns segundos para carregar todas as informações, tais como os metadados para todas as faixas, na primeira vez em que você a aceder. Felizmente, isto não impede que você continue utilizando o programa enquanto isso ocorre. Graças a um "cache" inteligente, estas informações são armazenadas e reaproveitadas nas próximas vezes, o que levará menos tempo.


Se o JuK encontrar um ficheiro .m3u (possivelmente criado pelo XMMS), o seu conteúdo será apresentado como uma playlist. O menu "drop-down" traz as principais funções: New permite criar uma playlist nova ou especificar uma lista existente numa determinada pasta. Você pode manipular o conteúdo das listas usando a técnica de arrastar e soltar.


Se quiser activar a visualização compacta, clique com o botão direito do rato e seleccione View Modes / Compact. Ou seleccione Tree view para organizar as suas listas por álbum, artista ou mesmo género. Cada playlist, com excepção da Collection List, pode ser guardada no formato m3u. Clique com o botão direito do rato sobre ela e escolha Save as.






Divirta-se



O painel ao lado direito da janela do Juk esconde alguns truques: Por exemplo o campo Search permite que você refina a selecção de pistas de uma dada playlist. Você pode guardar os resultados da procura como uma playlist dinâmica. Qualquer pista que satisfaça os termos é automaticamente adicionada à lista.


Para seleccionar a próxima faixa a ser reproduzida, sem interromper a que está a ser reproduzida, basta clicar com o botão direito do rato sobre a pista e seleccionar Play next. Se você pressionar a tecla [Shift] e fizer uma selecção múltipla, é possível criar uma lista estática com as pistas seleccionadas.


Se você fechar a janela principal, o ícone do JuK aparece na área de notificação do KDE e uma janela pop-up abre-se para informar qual será a próxima música da lista. Para mostrar novamente a janela principal, basta clicar simplesmente com o botão direito do rato sobre o ícone do programa.

Sem comentários: